segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Lovely Victorian style



Uma das minhas épocas favoritas é sem dúvida a Victoriana. A mais romântica e feminina de todos os tempos. A época do “Tudo o Vento Levou”, das histórias de Jane Austen, dos vestidos pomposos e rodados. Dos camafeus e dos espartilhos. A época da minha avó Victória :)


Estamos em pleno século XIX, um tempo de prosperidade e avanços na ciência onde as classes médias e altas viviam em abundância. Altura em que o Império Britânico - reinado da Raínha Victória - marcava as tendências na moda e na forma de estar.

Os vestidos –femininos como nunca – chegaram a ser de tal forma rodados e volumosos que dificilmente duas mulheres podiam sentar-se no mesmo sofá.

À mulher vitoriana foi dada a condição de ser frágil, pura e casta, tímida, inocente e sensível. As roupas eram criadas em função desse ideal feminino:


•A crinolina, com muitas anáguas, gerando vestidos extremamente volumosos;
•O espartilho, evoluído do corset, agora mais ajustado à cintura, chegando inclusive a deformá-la;
•As mangas extremamente justas e compridas, enfatizando os ombros caídos;
•Os cabelos encaracolados;
•Os chapéu grandes e os camafeus eram os acessórios preferidos;
•A maquilhagem pálida com boca e olhos extremamente marcados.


Foi esta época que viu nascer a alta-costura, pela mão do Britânico Charles Worth, que abriria a sua “casa de moda” em Paris. Até lá, eram as clientes que sugeriam cortes e alterações às suas modistas, não havia trabalho de autor.



Sem dúvida, uma época que faz sorrir a imaginação.
lovely isn't it? <3



Kikk kiss,
Vicky, the paper doll


Sem comentários:

Enviar um comentário